Autotestes não serão distribuídos pelo SUS, diz ministro
Anvisa ainda não liberou a utilização do autoteste no país

Foto: EBC
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse nesta quinta-feira (27) que os autotestes de covid-19 no país, caso aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), não serão distribuídos gratuitamente para a população, mas ficarão disponíveis nas farmácias para “a sociedade que tiver interesse em adquirir”.
Segundo o ministro, os autotestes vão facilitar o acesso ao teste de covid-19 e, com isso, será possível “um acompanhamento adicional do ritmo da pandemia”.
No dia 19, a Anvisa decidiu por quatro votos a um adiar a decisão se autoriza ou não o autoteste no país, e pediu mais dados para o Ministério da Saúde. O ministério informou que já foram enviadas as informações. A reunião da diretoria colegiada do órgão para deliberar sobre o assunto está marcada para amanhã (28), às 10h.
Vacinação em crianças
O ministro Marcelo Queiroga minimizou uma publicação do Ministério da Saúde que voltou a pedir que os pais "procurem a recomendação prévia de um médico antes da imunização". “Não é uma imposição, é uma recomendação. [A] Campanha de vacinação está indo bem. É uma adesão satisfatória, não só em relação a essa faixa etária, mas em relação as outras”, disse.
Ainda sobre o processo de imunização contra o coronavírus no Brasil, Marcelo Queiroga disse que a pasta quer avançar na aplicação da segunda dose e da dose de reforço da vacina contra a covid-19, “especialmente nas regiões onde a cobertura está mais baixa”.
“O Brasil é um país continental e há uma heterogeneidade de um estado para outro, e é importante que a gente siga de uma maneira mais homogênea para proteger contra a variante”, defendeu Queiroga.
Por Agência Brasil
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 16/07/2025
USP: pesquisa de vacina contra zika avança em testes com camundongos
Imunizante foi eficiente na prevenção de sintomas e lesões
- Por REDAÇÃO
- 11/07/2025
Secretaria de Saúde de Caruaru promove vacinação contra Gripe e HPV entre 13 e 27 de julho
A ação será realizada em diversos pontos da cidade
- Por REDAÇÃO
- 09/07/2025
Câmara aprova projeto que cria Estratégia Nacional de Saúde
Meta é assegurar autonomia do Brasil na produção de insumos médicos
- Por REDAÇÃO
- 04/07/2025
Fiocruz: vírus respiratórios permanecem em alta na maior parte do país
Há indícios de queda nas regiões centro-sul, Norte e Nordeste
- Por REDAÇÃO
- 03/07/2025
Implante contraceptivo hormonal será oferecido pelo SUS
Previsão da pasta é que dispositivo seja liberado no 2º semestre
- Por REDAÇÃO
- 01/07/2025
Mudança na vacinação contra a meningite passa a valer a partir de hoje
Brasil registrou este ano 4.406 casos confirmados da doença