Autotestes não serão distribuídos pelo SUS, diz ministro
Anvisa ainda não liberou a utilização do autoteste no país

Foto: EBC
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse nesta quinta-feira (27) que os autotestes de covid-19 no país, caso aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), não serão distribuídos gratuitamente para a população, mas ficarão disponíveis nas farmácias para “a sociedade que tiver interesse em adquirir”.
Segundo o ministro, os autotestes vão facilitar o acesso ao teste de covid-19 e, com isso, será possível “um acompanhamento adicional do ritmo da pandemia”.
No dia 19, a Anvisa decidiu por quatro votos a um adiar a decisão se autoriza ou não o autoteste no país, e pediu mais dados para o Ministério da Saúde. O ministério informou que já foram enviadas as informações. A reunião da diretoria colegiada do órgão para deliberar sobre o assunto está marcada para amanhã (28), às 10h.
Vacinação em crianças
O ministro Marcelo Queiroga minimizou uma publicação do Ministério da Saúde que voltou a pedir que os pais "procurem a recomendação prévia de um médico antes da imunização". “Não é uma imposição, é uma recomendação. [A] Campanha de vacinação está indo bem. É uma adesão satisfatória, não só em relação a essa faixa etária, mas em relação as outras”, disse.
Ainda sobre o processo de imunização contra o coronavírus no Brasil, Marcelo Queiroga disse que a pasta quer avançar na aplicação da segunda dose e da dose de reforço da vacina contra a covid-19, “especialmente nas regiões onde a cobertura está mais baixa”.
“O Brasil é um país continental e há uma heterogeneidade de um estado para outro, e é importante que a gente siga de uma maneira mais homogênea para proteger contra a variante”, defendeu Queiroga.
Por Agência Brasil
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 14/10/2025
Secretaria de Saúde de Caruaru realiza campanha de multivacinação neste sábado (18)
Unidades Básicas de Saúde funcionarão das 8h às 16h
- Por REDAÇÃO
- 14/10/2025
País tem 32 casos confirmados de intoxicação por metanol
Pelo menos 320 suspeitas foram descartadas, mostra balanço do governo
- Por REDAÇÃO
- 13/10/2025
Brasil recebe lote de medicamento para tratar câncer de mama no SUS
Nesta primeira remessa, chegaram 11.978 unidades do remédio
- Por REDAÇÃO
- 13/10/2025
Pernambuco investiga quatro novos casos de intoxicação por metanol
Os casos ocorreram nos municípios de Serra Talhada, Jaboatão dos...
- Por REDAÇÃO
- 13/10/2025
Anvisa proíbe venda de produtos de cannabis e cogumelos
Hemp Vegan, Cannafy e De Volta às Raízes foram alvo de fiscalização
- Por REDAÇÃO
- 10/10/2025
Brasil recebe 2,5 mil unidades de fomepizol, antídoto contra metanol
É a primeira remessa desse antídoto a chegar ao país