Após MonkeyPox ser declarada emergência internacional pela OMS, Ministério da Saúde articula compra de vacinas
Até o momento são 16 mil casos notificados em 75 países desde o início de maio deste ano. O Brasil já registrou 696 casos confirmados

Foto: Agência Brasil
A MonkeyPox foi declarada emergência internacional de saúde pela Organização Mundial da Saúde. O anúncio foi feito pelo diretor-geral da entidade, Tedros Adhanom, durante coletiva de imprensa. Até o momento são 16 mil casos notificados em 75 países desde o início de maio deste ano. Apesar de ter ido adiante com a declaração, a decisão não foi consensual entre os membros do comitê de Emergência da OMS.
Segundo Tedros "A avaliação da OMS é que o risco da Monkeypox é moderado em todas as Regiões do mundo, a exceção da Europeia, onde avaliamos o risco como alto". O diretor geral também acrescentou que “há também um risco claro de maior disseminação internacional, embora o risco de interferência no tráfego internacional permaneça baixo no momento”.
Com 696 casos confirmados até o momento, o Brasil entrou em articulação com a OMS, através do Ministério da Saúde, para adquirir vacinas contra a doença. Através de nota, a pasta afirmou que a vacinação em massa não é sugerida pela OMS em países não endêmicos para a enfermidade, como é o caso do Brasil. A recomendação, até o momento, é que sejam imunizadas pessoas que tiveram contato com casos suspeitos e profissionais de saúde com alto risco ocupacional diante da exposição ao vírus.
No Brasil, 506 casos foram registrados em São Paulo. Rio de Janeiro, Minas Gerais, Distrito Federal, Paraná, Goiás, Bahia, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Ceará, Espírito Santo, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul também têm precedentes. Já Pernambuco tem três casos confirmados.
Ouça a nota do repórter Guilherme Camilo clicando no play acima.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 04/07/2025
Fiocruz: vírus respiratórios permanecem em alta na maior parte do país
Há indícios de queda nas regiões centro-sul, Norte e Nordeste
- Por REDAÇÃO
- 03/07/2025
Implante contraceptivo hormonal será oferecido pelo SUS
Previsão da pasta é que dispositivo seja liberado no 2º semestre
- Por REDAÇÃO
- 01/07/2025
Mudança na vacinação contra a meningite passa a valer a partir de hoje
Brasil registrou este ano 4.406 casos confirmados da doença
- Por REDAÇÃO
- 26/06/2025
Dose de reforço de vacina contra meningite receberá proteção maior
Bebês de 12 meses agora serão imunizados contra quatro sorotipos
- Por REDAÇÃO
- 25/06/2025
Dengue: vacina do Butantan deve estar disponível no início de 2026
Medicamento está sendo avaliado pela Anvisa
- Por REDAÇÃO
- 25/06/2025
Hospitais privados poderão abater dívidas por atendimento ao SUS
Programa concede crédito tributário para reduzir filas na saúde