Segundo a Sesau, não há registros de que o menino, que testou positivo para influenza tipo B, tenha recebido o imunizante contra gripe na cidade

Foto: Divulgação
Apesar de apontar para queda nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) nas tendências de longo e curto prazo, o mais recente Boletim InfoGripe da Fiocruz alerta para o aumento recente de casos associados à influenza A H3N2 no Brasil — o vírus foi o responsável pelo surto de gripe que aconteceu no final do ano passado e no início deste ano, que fez acabar os testes para COVID-19, uma vez que, inicialmente, as doenças têm sintomas parecidos.
Nesta semana, a influenza reapareceu no estado. O infectado, segundo a Secretaria de Saúde do Recife (Sesau), “trata-se de uma criança de 4 anos, moradora do bairro de Jardim São Paulo”. O garoto começou a apresentar sintomas no dia 8 de setembro e foi atendido em um hospital da rede municipal.
Ainda segundo a Sesau, não há registros de que o menino, que testou positivo para influenza tipo B, tenha recebido o imunizante contra gripe na cidade.
Para a médica infectologista Vera Magalhães o momento é de atenção para a necessidade da imunização contra a doença e, também, da necessidade de se prevenir contra a doença, como com o uso da máscara, por exemplo.
Na última semana, a Secretaria Estadual de Saúde informou que, desde março, não detecta laboratorialmente influenza A em Pernambuco.
Confira mais informações na reportagem de Assíria Florêncio disponível no play acima.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 23/03/2023
Governo lança ação para eliminar casos de câncer do colo do útero
Projeto prevê teste de detecção de HPV no SUS
- Por REDAÇÃO
- 23/03/2023
Excesso de telas entre jovens pode causar dores e puberdade precoce
Alerta é de estudo financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa de SP
- Por REDAÇÃO
- 21/03/2023
Cartilha ensina como liberar emoções de bem-estar e felicidade
Conselho de Química lança o texto pelo Dia Internacional da Felicidade
- Por REDAÇÃO
- 20/03/2023
Vacina bivalente é aplicada em mais de 4,1 milhões de pessoas
Imunizante é para idosos com mais de 70 anos
- Por REDAÇÃO
- 20/03/2023
Ministra da Saúde diz que é preciso discutir o financiamento do SUS
Ela participou de evento na Fundação Getulio Vargas, no Rio de Janeiro
- Por REDAÇÃO
- 20/03/2023
Cartilha ensina como limpar casa após enchentes
Guia ajuda a evitar contaminação por água e alimentos