Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Notícias

Apagão afeta fornecimento de água em 27 municípios de Pernambuco


Por: REDAÇÃO Portal

Segundo a Compesa, 80% das unidades operacionais foram paralisadas por mais de duas horas.

Segundo a Compesa, 80% das unidades operacionais foram paralisadas por mais de duas horas.

Foto: Divulgação

16/08/2023
    Compartilhe:

Um amplo apagão que afetou cerca de 1,5 milhão de residências e estabelecimentos comerciais em Pernambuco resultou em problemas no fornecimento de água em 27 municípios do estado, informou a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa). O incidente ocorreu após uma falha significativa no Sistema Interligado Nacional, de acordo com a Neoenergia, causando quedas de energia generalizadas em quase todos os estados do país.

A Compesa comunicou que aproximadamente 80% de suas unidades operacionais ficaram inoperantes por aproximadamente duas horas e vinte minutos, devido ao apagão. Embora a energia tenha sido restabelecida por volta das 10h37, o tempo de interrupção foi suficiente para afetar a distribuição de água em várias cidades.

Embora a Compesa não tenha divulgado o número exato de pessoas afetadas, afirmou que já está trabalhando para retomar gradualmente o abastecimento, após ter conseguido reativar as unidades de abastecimento por volta das 18h20. A recuperação completa do serviço depende do acionamento das estações elevatórias, do retorno progressivo do processo de tratamento de água e da reposição dos níveis dos reservatórios.

Os municípios atingidos pela interrupção no abastecimento de água incluem Águas Belas, Araripina, Bodocó, Bom Jardim, Cabo de Santo Agostinho, Carpina, Chã de Alegria, Chã Grande, Custódia, Exu, Granito, Gravatá, Ipubi, João Alfredo, Lagoa do Ouro, Moreilândia, Olinda, Orobó, Ouricuri, Parnamirim, Passira, Paudalho, Paulista, Salgueiro, Serrita, Tracunhaém e Trindade.

Em Lagoa do Ouro, prevê-se que a normalização do abastecimento comece a partir das 8h da quarta-feira (16), conforme a Compesa.

A Neoenergia informou que o processo de recomposição das cargas afetadas pelo apagão, que começou às 9h03, foi concluído às 10h37. Cerca de 35% das cargas de Pernambuco foram impactadas pelo incidente, que se originou de uma ocorrência de grande porte no sistema interligado do país.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook