Anvisa pede mais informações ao Ministério da Saúde para liberar o uso dos autotestes pela população brasileira
A agência tem nova reunião com o Ministério da Saúde amanhã (21) para a apresentação de novos dados

Foto: Reprodução/Agência Brasil/Marcelo Camargo
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) formou maioria contra, na reunião colegiada para a regulamentação dos autotestes, que, por ser feito em casa, prevê a detecção da COVID-19 de forma mais rápida. O Ministério da Saúde havia enviado, no último dia 13 de janeiro, uma nota técnica ao órgão para a aprovação do uso; segundo a pasta, o autoteste seria uma estratégia complementar ao Plano Nacional de Expansão da Testagem. A Anvisa, no entanto, entendeu que, para ser liberada a distribuição, a proposta deverá conter informações adicionais.
A Diretoria Colegiada da Anvisa se mostrou contra a liberação, por 4 votos a 1, mas já está marcada para a próxima sexta-feira (21) uma reunião de trabalho com o Ministério da Saúde sobre o assunto.
Os autotestes para a detecção da COVID-19 já vêm sendo utilizados na Europa e nos Estados Unidos. No Reino Unido, ele é liberado desde 2020 e é distribuído agora, pelo governo local, gratuitamente. Na França, a venda dos autotestes é permitida inclusive em supermercados. E o presidente americano Joe Biden anunciou a distribuição, também gratuita, de 1 bilhão de testes feitos em casa.
Confira mais informações na reportagem de Assíria Florêncio, disponível no play acima.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 31/07/2025
Tutor oferece recompensa de R$ 1 mil para quem encontrar e devolver cadela desaparecida, em Gravatá
Cadela está desaparecida desde o dia 21 de junho
- Por REDAÇÃO
- 24/07/2025
Corpo de Preta Gil será levado em cortejo pelo Centro do Rio
Velório nesta sexta-feira no Theatro Municipal será entre as 9h e 13h
- Por REDAÇÃO
- 21/07/2025
Vítima de câncer, Preta Gil morre aos 50 anos
A cantora fazia um tratamento nos Estados Unidos
- Por REDAÇÃO
- 08/07/2025
Governo de Pernambuco decreta situação de emergência para mais de 100 municípios
Cenário de estiagem causa prejuízos sociais e econômicos
- Por REDAÇÃO
- 08/07/2025
Brics cobra US$ 1,3 trilhão em financiamento climático até a COP30
Países mais ricos são chamados a assumir mais responsabilidades
- Por REDAÇÃO
- 30/06/2025
Ministério da Justiça regulamenta uso de IA em investigações criminais
Norma é inédita para uso intelgiência artificial na segurança pública