Anvisa flexibiliza uso de máscaras em hospitais
Proteção facial passa a ser recomendada em situações específicas
Foto: Direitos Reservados
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) flexibilizou o uso de máscaras em serviços de saúde, como em hospitais. Com isso, foi alterada nota técnica, que estava em vigor desde 2020, início da pandemia de covid-19. De acordo com a Anvisa, a mudança ocorre após discussões sobre o assunto, redução de casos e mortes pela doença e oferta de vacina no país.
A proteção facial passa a ser recomendada para situações específicas.
Veja abaixo em quais situações:
- Pacientes com sintomas respiratórios ou positivos para Covid-19 e os acompanhantes.
- Pacientes que tiveram contato próximo com caso confirmado durante os últimos 10 dias, período de transmissão da doença.
- Profissionais que fazem a triagem de pacientes.
- Profissionais do serviço de saúde, visitantes e acompanhantes presentes nas áreas de internação de pacientes, como, por exemplo, as enfermarias, os quartos, as unidades de terapia intensiva, as unidades de urgência e emergência, os corredores das áreas de internação etc.
- Situações em que houver a indicação do uso de máscara facial como equipamento de proteção individual (EPI) para profissionais de saúde, em qualquer área do serviço de saúde.
Segundo a Anvisa, é considerado caso próximo: quem esteve a menos de um metro de distância de uma pessoa com covid-19, por pelo menos 15 minutos, sem máscara; quem teve contato físico direto com um caso positivo da doença e tocou os olhos, a boca ou o nariz com as mãos sem higienizá-las; profissional de saúde que atendeu paciente com a doença sem EPI ou com equipamento de proteção danificado e quem vive ou esteve em mesmo ambiente, creche, alojamento, escritório ou escola, de um caso confirmado.
A agência reforça para que acompanhantes de pacientes internados e visitantes continuem a usar a proteção facial quando estiverem nas unidades de saúde. “A orientação é não retirar a máscara durante a permanência dentro do estabelecimento de saúde, inclusive no quarto ou na enfermaria onde o paciente estiver. O objetivo dessa medida é prevenir contaminações e transmissão de Covid-19 no ambiente hospitalar e proteger pacientes, outros acompanhantes, visitantes e profissionais”, informa.
As recomendações, conforme a agência, permanecerão em constante reavaliação com base no cenário da covid-19.
Por Agência Brasil
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 18/08/2025
Programa “Pernambuco, todos sem dor” chega ao Hospital Mestre Vitalino
Distribuição de remédios busca melhorar qualidade de vida de pacientes e...
- Por REDAÇÃO
- 05/08/2025
Saúde descredencia mais de 9 mil estabelecimentos do Farmácia Popular
Unidades não fizeram a renovação obrigatória do cadastro
- Por REDAÇÃO
- 31/07/2025
Farmácia Popular: prazo para renovação de credenciamento termina hoje
Renovação cadastral é feita pelo sistema da Caixa Econômica
- Por REDAÇÃO
- 31/07/2025
Secretaria de Saúde de Pernambuco confirma quinta morte por dengue no estado em 2025
A vítima foi um homem de 74 anos, morador da cidade de Ouricuri, no Sertão
- Por REDAÇÃO
- 29/07/2025
Planos de saúde poderão abater dívidas ao atender pacientes do SUS
Programa do governo visa áreas com carência de serviços especializados
- Por REDAÇÃO
- 28/07/2025
CFM proíbe anestesia para a realização de tatuagens
Uso dos anestésicos são liberados apenas com indicação médica