
O crescimento do volume de serviços de 2021 se deu, em grande parte, por conta do crescimento de 40,2% das atividades de ‘serviços prestados às famílias’

Foto: Reprodução/G1
A Fecomércio PE analisou os dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) no Estado de Pernambuco, e apontou que o volume dos serviços, que é a medida que expressa a receita nominal de serviços prestados - o faturamento das empresas - descontada da inflação, cresceu em Pernambuco no ano de 2021. O aumento foi de 10,4% em relação ao ano anterior, que registrou uma queda de 12,5% no volume de serviços. Apesar do saldo positivo, não significa que a queda do faturamento dos serviços no ano de 2020, o primeiro ano pandêmico, foi compensado.
O crescimento do volume de serviços de 2021 se deu, em grande parte, por conta do crescimento de 40,2% das atividades de ‘serviços prestados às famílias’, que englobam setores como ‘alojamento e alimentação’, ‘atividades culturais e de recreação e lazer’ e ‘atividades esportivas’, que são atividades que geram aglomerações. Em 2020, o setor ‘serviços prestados às famílias’ sofreu uma retração de 43,5%. Outros destaques, são as categorias de ‘transportes, serviços auxiliares e correio’, que cresceram 10,3% em 2021, e também a categoria de ‘outros serviços’ - que englobam serviços como de saneamento, imobiliárias, serviços complementares à intermediação financeira e manutenção e reparos de equipamentos e objetos pessoais –, que cresceu 1,9%.
Confira mais informações na matéria do repórter João Paulo Ribeiro, clicando no play acima
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 02/05/2025
CMN regulamenta ampliação do Minha Casa, Minha Vida para classe média
Conselho permite utilização de recursos do Fundo Social do Pré-Sal
- Por REDAÇÃO
- 02/05/2025
Mais de 32 milhões são autônomos informais ou trabalham sem carteira
Número representa 31,7% dos trabalhadores brasileiros
- Por REDAÇÃO
- 02/05/2025
Nova tabela do IR entra em vigor; veja o que muda
Quem ganha dois salários mínimos não pagará imposto
- Por REDAÇÃO
- 30/04/2025
Desemprego entre jovens cai pela metade entre 2019 e 2024
Pesquisa mostra queda no número dos que não estudam nem trabalham
- Por REDAÇÃO
- 30/04/2025
Contas do Governo Central têm melhor março em quatro anos
Superávit primário somou R$ 1,096 bilhão no mês passado
- Por REDAÇÃO
- 30/04/2025
Petrobras cresce 5% e atinge 2,77 milhões de barris em 2025
Diesel S-10 representou 66% das vendas totais do diesel