
AGU defende extinção de ação sobre correção do FGTS
Caso será julgado nesta quinta-feira pela Corte

Foto: Agência Brasil
A Advocacia-Geral da União (AGU) defendeu no Supremo Tribunal Federal (STF) a extinção da ação que questiona o uso da Taxa Referencial (TR) para fazer a correção das contas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). O caso será julgado amanhã (20) pela Corte.
Na manifestação enviada nesta quarta-feira ao STF, a AGU argumenta que as leis 13.446/2017 e 13.932/2019 estabeleceram a distribuição de lucros para os cotistas. Segundo órgão, as contas passaram a ser corrigidas com juros de 3% ao ano, o acréscimo da distribuição, além da correção pela TR. Por isso, não deve prosperar o argumento de que a remuneração dá prejuízo aos trabalhadores.
"A alteração legislativa mencionada atinge o núcleo do objeto, porque já não é mais possível afirmar, a partir dela, que a remuneração do correntista seja aquela indicada na petição inicial, que o autor entende inadequada."
O Supremo vai julgar uma ação protocolada pelo partido Solidariedade. Os ministros podem determinar que os valores nas contas do FGTS deveriam ter sido corrigidos sempre pela inflação, e não pela Taxa Referencial (TR), como ocorre desde o início dos anos 1990. A ação tramita desde 2014.
Desde 2019, o andamento de todos os processos sobre o assunto está suspenso em todo o país por decisão do ministro Luís Roberto Barroso, relator do assunto no Supremo. Ele tomou a decisão depois que o Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu, em 2018, depois de receber milhares de recursos, unificar o entendimento e manter a TR como índice de correção do FGTS, em decisão desfavorável aos trabalhadores.
No início da noite, o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, e o advogado-geral da União, Jorge Messias, participaram de uma reunião com a presidente do STF, ministra Rosa Weber, para tratar do julgamento do processo. Eles não falaram com a imprensa após a reunião.
Por Agência Brasil
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 05/06/2023
Pagamento do Piso Salarial da Enfermagem Enfrenta Atrasos
O atraso pode fazer com que o pagamento do piso salarial da enfermagem só...
- Por REDAÇÃO
- 05/06/2023
Brasil e Argentina assinam declaração que fortalece economia cultural
Em julho, governo brasileiro assume presidência do Mercosul Cultural
- Por REDAÇÃO
- 02/06/2023
São João de Caruaru terá tirolesa com 12 metros de altura como atração gratuita no Pátio de Eventos
Interessados podem 'voar' na tirolesa por meio de um cadastro online...
- Por REDAÇÃO
- 02/06/2023
Escritora alagoana, Lisley Nogueira, lança livro de poesias ‘Atalho para Naufrágios’, por editora caruaruense
A pré-venda do livro segue aberta até 16 de julho
- Por REDAÇÃO
- 02/06/2023
Confira a programação completa do São João de Caruaru 2023
Este ano a festa conta com 65 dias e começa pelo Polo São João na Roça no...
- Por REDAÇÃO
- 02/06/2023
Divulgada lista de objetos proibidos durante o São João 2023
Restrições nos polos do Alto do Moura e Pátio de Eventos.