Aftas: saiba como se formam e o que pode ser feito para acabar com elas
Podem ser bastante dolorosas e gerar fortes incômodos no momento da alimentação
Foto: divulgação
Bem comum em meio população no mundo inteiro, as aftas nada mais são que pequenas úlceras sem grande profundidade e que podem surgir em diferentes regiões da boca, como língua, bochechas e lábios. Podem ser bastante dolorosas e gerar fortes incômodos no momento da alimentação do paciente. A cirurgiã dentista Luédja Araújo, explica a causa e o tratamento para essas lesões.
“As causas mais comuns para o surgimento das aftas são: traumas na região da boca, como pancadas, mordidas ou até mesmo traumas decorrentes do uso do aparelho ortodôntico, doenças inflamatórias e gastrointestinais, sistema imunológico debilitado ou ainda relacionadas a um período de estresse e ansiedade mto elevados. As aftas apresentam remissão espontânea após alguns dias do seu aparecimento, porém quando o paciente relata muito desconforto podem ser utilizadas pomadas e remédios tópicas na região que reduzem a inflamação e a dor”, ressalta.
A cirurgiã dentista destaca ainda meios que podem ajudar a se livrar das lesões, além de orientar sobre o cuidado com a alimentação durante o período da doença. “Aftas relacionadas a estresse e ansiedade podem ser amenizadas com atividades físicas terapias coadjuvantes que tratam o quadro e, consequentemente, irá ajudar na não formação delas. Quando a alimentação, deve-se evitar alimentos ácidos e muito condimentados, pois estes pioram o quadro ulcerativo”, conclui.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 22/10/2025
Senado aprova isenção de tributos para doação de medicamentos
Texto ainda precisa ser votado pela Câmara dos Deputados
- Por REDAÇÃO
- 22/10/2025
Câmara aprova validade permanente para laudo de diabetes tipo 1
Texto será enviado ao Senado
- Por REDAÇÃO
- 21/10/2025
Pesquisa do Butantan padroniza nomenclatura de vírus da dengue
Nomes são utilizados desde setembro de 2024 em estudo
- Por REDAÇÃO
- 21/10/2025
Anvisa restringe venda de azeite, sal do Himalaia e chá
Problemas têm relação com origem desconhecida dos produtos
- Por REDAÇÃO
- 21/10/2025
Vacinação Noturna é realizada nesta terça (21) e quinta-feira (23) em Caruaru
Ação começa às 17h e segue até às 20h, na Via Parque
- Por REDAÇÃO
- 16/10/2025
Vacina nacional contra covid deve chegar ao SUS no 1º semestre de 2026
Ministra Luciana Santos disse também que imunizante está na fase final