A indústria pernambucana começou o ano de 2024 com menos confiança, diz FIEPE
Apesar da queda, o resultado ainda é positivo.

Foto: Divulgação
Os empresários industriais de Pernambuco começaram o ano de 2024 com menos confiança. Caiu 2,1 pontos na passagem de dezembro de 2023 para janeiro deste ano, é o que aponta o resultado do Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) de Pernambuco.Com isso, o índice saiu de 57,8 pontos para 55,7 pontos. Apesar da queda, o resultado ainda é positivo, já que está acima da linha divisória dos 50 pontos.
O resultado do primeiro mês do ano foi puxado pelas condições atuais e a pesquisa explica essa situação. O indicador de Condições Atuais detém a percepção dos empresários da indústria sobre a situação corrente dos negócios, apresentando decréscimo de 4,4 pontos percentuais e atingindo 51,7 pontos. Ou seja, deixando o índice bem mais próximo dos 50 pontos.
Segundo o economista da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE), Cézar Andrade, as condições atuais de maneira geral foram impactadas pelas próprias empresas - que recuaram 6,5 pontos na margem. Dados da pesquisa revelam que entre os demais componentes, que reúnem os tópicos de perspectivas sobre Economia Brasileira e Economia Estadual, a situação das empresas teve uma retração maior. Elas registraram, respectivamente, acréscimo de 0,9 ponto e queda de 1,5 ponto na passagem dos meses. No geral, o indicador caiu 4,4 pontos.
“Muitos fatores justificam esse cenário, digamos, mais complicado dentro das empresas. O excesso de burocracia, a dificuldade de acesso a crédito e a alta carga tributária são fatores que pesam, sobretudo para as pequenas e médias empresas. Sem falar na alta cambial, que impactaram os negócios que dependem da matéria-prima vinda de fora”, explicou.
Por outro lado, o resultado do ICEI local só não foi pior devido ao índice de Expectativas. Para os próximos seis meses, eles esperam que o cenário já seja outro. É que, apesar de ele ter caído 2,1 pontos percentuais de um mês para o outro, ele ainda segue no campo positivo ao permanecer acima da linha divisória, com 57,7 pontos, explicou Cézar.
Ao analisar por porte, a FIEPE identificou que a confiança da indústria da transformação também apresentou recuo de 4,4 pontos de dezembro (61,5) para janeiro e registrou 57,1 pontos. Em relação ao mesmo mês do ano anterior, o indicador avançou 2,3 pontos. Já o ICEI da Construção Civil apresentou um avanço de 3,7 pontos de dezembro (48,1) para janeiro, chegando a 51,8 pontos. Em relação a janeiro (54,4) de 2023, o indicador mostrou diminuição de 2,6 pontos.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 24/03/2025
Mulheres contraem mais dívidas e são mais empenhadas em quitá-las
Pesquisadores veem menor renda entre os motivos do endividamento
- Por REDAÇÃO
- 24/03/2025
Consignado CLT recebe 36 milhões de simulações em três dias
Foram mais de 3 milhões de propostas e 7,6 mil contratos firmados
- Por REDAÇÃO
- 24/03/2025
Receita inicia consulta a lote da malha fina do IR
Cerca de 120 mil contribuintes receberão R$ 253,88 milhões
- Por REDAÇÃO
- 24/03/2025
Mais de 40 milhões simulam consignado para CLT até domingo
Foram mais de 4,5 milhões de propostas e 11 mil contratos firmados
- Por REDAÇÃO
- 21/03/2025
Abras aponta queda de 4,25% no consumo de brasileiros em fevereiro
Supermercados esperam melhor desempenho no fechamento do trimestre
- Por REDAÇÃO
- 21/03/2025
Receita recebe quase 2,3 milhões de declarações do IRPF
Prazo para entrega termina às 23h59min59s de 30 de maio