Especialista em direito do trabalho destaca que o número é reflexo do período difícil gerado pela pandemia e ainda haverá um momento mais crítico: quando os benefícios emergenciais, fornecidos pelo Governo Federal, forem cessados

Foto: Reprodução/G1
De acordo com a Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia, 960,2 mil pedidos de seguro-desemprego foram registrados no mês de maio. O dado representa um número 53% maior que o verificado no mesmo mês do ano passado, quando houve 627,7 mil pedidos. Esse cenário fez subir para 1,94 milhão o total de pedidos de seguro-desemprego desde a segunda quinzena de março, quando a economia brasileira começou a sentir os efeitos da pandemia do novo coronavírus. Segundo os números oficiais, esse dado representa um crescimento de 26% na comparação com o mesmo período do ano passado (1,54 milhão de pedidos).
Durante entrevista concedida ao programa CBN Recife, a advogada, especialista em direito do trabalho e relações sindicais, Simony Braga, destacou que todos os dados são reflexos do período crítico gerado pela pandemia. De acordo com ela, ainda haverá uma fase ainda mais difícil: quando os benefícios emergenciais, fornecidos pelo Governo Federal, forem cessados. “Nesse momento, já começa a ter uma percepção de aumento no seguro desemprego, o índice de processos judiciais trabalhistas também já começam a demonstrar um número bastante significativo. Isso são indícios de que nós teremos um cenário bastante crítico no ecossistema trabalhista decorrente da pandemia da Covid-19”, afirma a advogada.
Confira outras informações na entrevista completa com Simony Braga, disponível no play acima.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 12/09/2025
Petrobras capta US$ 2 bilhões com venda de títulos no exterior
Recursos vão reforçar caixa da companhia
- Por REDAÇÃO
- 12/09/2025
Fazenda reduz projeção da inflação de 4,9% para 4,8% este ano
Estimativa do PIB também é revista para baixo: de 2,5% para 2,3%
- Por REDAÇÃO
- 12/09/2025
Fazenda prevê queda à metade de efeito das tarifas com ações de ajuda
PIB deve sofrer redução de 0,1 ponto percentual
- Por REDAÇÃO
- 11/09/2025
Vendas no comércio recuam 0,3% em julho e caem pelo quarto mês seguido
Em 12 meses, setor acumula alta de 2,5%, diz IBGE
- Por REDAÇÃO
- 11/09/2025
Faturamento da indústria brasileira subiu 5% em 2025, mostra CNI
Entre janeiro e julho, também houve aumento no número de empregos
- Por REDAÇÃO
- 11/09/2025
Câmara aprova urgência para votar vale-refeição para entregadores
Projeto prevê direito a pelo menos R$ 20 por dia