Especialista em direito do trabalho destaca que o número é reflexo do período difícil gerado pela pandemia e ainda haverá um momento mais crítico: quando os benefícios emergenciais, fornecidos pelo Governo Federal, forem cessados

Foto: Reprodução/G1
De acordo com a Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia, 960,2 mil pedidos de seguro-desemprego foram registrados no mês de maio. O dado representa um número 53% maior que o verificado no mesmo mês do ano passado, quando houve 627,7 mil pedidos. Esse cenário fez subir para 1,94 milhão o total de pedidos de seguro-desemprego desde a segunda quinzena de março, quando a economia brasileira começou a sentir os efeitos da pandemia do novo coronavírus. Segundo os números oficiais, esse dado representa um crescimento de 26% na comparação com o mesmo período do ano passado (1,54 milhão de pedidos).
Durante entrevista concedida ao programa CBN Recife, a advogada, especialista em direito do trabalho e relações sindicais, Simony Braga, destacou que todos os dados são reflexos do período crítico gerado pela pandemia. De acordo com ela, ainda haverá uma fase ainda mais difícil: quando os benefícios emergenciais, fornecidos pelo Governo Federal, forem cessados. “Nesse momento, já começa a ter uma percepção de aumento no seguro desemprego, o índice de processos judiciais trabalhistas também já começam a demonstrar um número bastante significativo. Isso são indícios de que nós teremos um cenário bastante crítico no ecossistema trabalhista decorrente da pandemia da Covid-19”, afirma a advogada.
Confira outras informações na entrevista completa com Simony Braga, disponível no play acima.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 18/07/2025
Caixa começa a pagar Bolsa Família de julho
Beneficiários com NIS de final 1 recebem nesta sexta (18)
- Por REDAÇÃO
- 18/07/2025
Ipea: mais ricos deveriam pagar 14% para igualar à classe média
Percentual é maior que o proposto pelo governo, de 10%
- Por REDAÇÃO
- 18/07/2025
Embraer: tarifaço pode ter impacto similar ao da pandemia de covid-19
Receita caiu 30% e quadro de funcionários foi reduzido na época
- Por REDAÇÃO
- 18/07/2025
Receita não fará cobrança retroativa do IOF de instituição financeira
Fisco vai avaliar situação de contribuinte que pagou IOF
- Por REDAÇÃO
- 17/07/2025
Decisão de Moraes fará governo deixar de arrecadar R$ 450 mi neste ano
Em 2026, perda de receita chegará a R$ 3,5 bilhões, segundo Fazenda
- Por REDAÇÃO
- 17/07/2025
Estados Unidos serão principal prejudicado por tarifaço, prevê CNI
PIB dos EUA poderá ter queda de 0,37%, e o do Brasil, de 0,16%