81,7% das famílias pernambucanas seguem endividadas nos mês de abril, afirma Fecomércio PE
Apesar da queda em comparação com o mês anterior, o estado atualmente conta com 426.897 endividados
Foto: Reprodução/G1
Um recorte local feito pela Fecomércio Pernambuco identificou que,no mês de abril, 81,7% das famílias pernambucanas seguem endividadas. A porcentagem é maior do que a registrada no Brasil, com 78,3%. Apesar da queda em comparação com o mês anterior, o estado atualmente conta com 426.897 endividados.
De acordo com a pesquisa, aqueles com dívidas em atraso já somam 32,8% dos entrevistados, o que representa um total de 171.319 inadimplentes, número que vem aumentando nos últimos quatro meses. Segundo a PNAD Contínua do IBGE, a taxa de desemprego, no trimestre de janeiro a março, avançou para 8,8%, o que representa uma alta de 0,9 pontos percentuais em relação ao trimestre anterior.
Esse alto número de endividados pode ser explicado pelo aumento no desemprego em abril, causado pelo movimento sazonal do início do ano - mais pessoas procurando vagas no mercado de trabalho.
Outro ponto considerado para o aumento de endividados foi o efeito da inflação. Os dados do IPCA mostram que há uma expectativa de queda na inflação para o mês de abril, o que pode contribuir para o aumento do poder de compra dos consumidores.
A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) tem como objetivo diagnosticar o nível de endividamento e inadimplência do consumidor. São analisados os seguintes aspectos: percentual de inadimplentes, a intenção de pagar dívidas em atraso e o nível de comprometimento de renda.
Ouça a notícia com a repórter Lara Sá, clicando no 'play' acima.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 13/11/2025
Manutenção emergencial suspende abastecimento de água em São Bento do Una, Belo Jardim e Tacaimbó
Intervenções tiveram início na manhã desta quinta-feira (13)
- Por REDAÇÃO
- 11/11/2025
Calor intenso e baixa umidade atingem o Agreste e o Sertão de Pernambuco
Inmet e Apac registram temperaturas acima de 36°C e umidade abaixo de 20% em...
- Por REDAÇÃO
- 06/11/2025
Prefeitos se comprometem a apoiar países a cumprir metas climáticas
Representantes das cidades lançaram declaração à COP30
- Por REDAÇÃO
- 06/11/2025
Inscrições para ETEs de Pernambuco 2026 seguem até sexta (7)
Inscrições são gratuitas e ofertam 720 vagas em ETEs de Pernambuco para o...
- Por REDAÇÃO
- 05/11/2025
Ferreira Costa promove Esquenta Black Friday com ofertas exclusivas
Entre os benefícios estão: parcelamento em 10x sem juros, desconto no PIX e...
- Por REDAÇÃO
- 04/11/2025
TJPE promove a 20ª Semana Nacional da Conciliação
A iniciativa acontece de 3 a 7 de novembro, com ações voltadas à...