10% dos brasileiros tiveram celulares roubados ou furtados no último ano
Dados foram divulgadas pelo Datafolha

Foto: Reprodução
Quase 10% dos brasileiros tiveram celulares roubados ou furtados no último ano, segundo uma pesquisa Datafolha, divulgada nesta terça-feira (13). O estudo, encomendado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública e pela Folha de S.Paulo, entrevistou 2.508 pessoas com mais de 16 anos em todas as regiões do país entre os dias 11 e 17 de junho.
Os dados mostram que 9,2% dos entrevistados relataram ter sido vítimas de roubo ou furto de celular entre julho de 2023 e junho de 2024. A pesquisa destaca que esse tipo de crime é mais comum nas capitais, onde 15% dos moradores afirmaram ter passado pela experiência, em comparação com 6% no interior.
Com base na proporção de entrevistados e no tamanho da população, o Datafolha estima que aproximadamente 14,7 milhões de brasileiros foram vítimas desse crime no período analisado. Isso equivale a cerca de 1.680 celulares roubados ou furtados por hora no país.
Esses números são significativamente maiores do que os registros oficiais. Segundo o último Anuário Brasileiro de Segurança Pública, foram registrados 937 mil roubos e furtos de celulares em 2023, indicando uma subnotificação.
A pesquisa também revelou que 53% dos entrevistados evitam circular em determinadas áreas ou horários por medo de ter o celular roubado ou furtado. Além disso, apenas 21% dos entrevistados possuem seguro contra roubo ou furto de celular, deixando a maioria desprotegida financeiramente.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 30/06/2025
Ministério da Justiça regulamenta uso de IA em investigações criminais
Norma é inédita para uso intelgiência artificial na segurança pública
- Por REDAÇÃO
- 23/06/2025
Situação de brasileira acidentada em vulcão na Indonésia segue incerta
Juliana Marins caiu em penhasco no Monte Rinjani, em Lombok
- Por REDAÇÃO
- 20/06/2025
Incêndio destrói 10 ônibus escolares em Bom Conselho, na madrugada desta sexta-feira (20)
Chamas atingiram outros 6 veículos
- Por REDAÇÃO
- 26/05/2025
CBN Caruaru lança série sobre mulheres que superaram dificuldades por meio do empreendedorismo
Reportagens especiais mostram como o artesanato ajudou mulheres da Capital do...
- Por REDAÇÃO
- 16/05/2025
Ferreira Costa promove evento gratuito pelos 168 anos de Caruaru
Evento tradicional terá atrações culturais, shows e competições como a...
- Por REDAÇÃO
- 14/05/2025
Contos e Cantos de Menarca promove ações culturais sobre dignidade menstrual
Projeto realiza rodas de conversa, oficinas e apresentações artísticas com...